quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Le Corbusier

O Arquiteto da Nova Europa Urbana


Le Corbursier, pseudônimo e nome artístico do arquiteto Franco-Suiço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, revolucionou a arquitetura moderna dando contornos mais urbanos aos projetos arquitetônicos de sua época e também por resgatar elementos arquitetônicos Orientais e adaptá-los ao estilo Europeu (Ocidental).

Além de arquiteto extremamente ativo, Le Corbursier também tinha o costume de escrever e estudar arquitetura e arte teórica, chegando a lançar vários livros sobre artes plásticas e arquitetura, tais como: “Estudo sobre o Movimento de Arte Decorativa na Alemanha” (1912) e também “Voyage d’Orient” (Viagem ao Oriente – 1916).

O livro Voyage d’Orient surgiu a partir do projeto de Le Corbursier de viajar todo o Leste Europeu e Mediterrâneo, em busca de novas inspirações para sua arquitetura.

Partindo da cidade de Dresden na Alemanha, Le Corbursier viaja pelas cidades de Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste, Kasanlik, Istanbul e Atenas, terminando sua aventura nas terras do Sul da Itália.

O principal conceito que Le Corbursier trouxe para a arquitetura moderna, ou melhor, os principais conceitos foram o que ele chamou de: Os Cinco Pontos da Nova Arquitetura.

Segundo Le Corbursier, esses elementos modernizam e tornam a arquitetura mais eficiente, é a nova arquitetura para renovar as velhas metrópoles Européias que agora estavam entrando no século XX.
Confira abaixo a definição dos 5 Pontos da Arquitetura Moderna, retirados da obra de Le Corbursier:
  • Construção de Pilotis/Colunas: As colunas e pilotis, um antigo elemento da arquitetura clássica Grega, tornavam as construções mais abertas, arejadas e ao mesmo tempo grandiosas. Uma solução urbana muito interessante e elegante para ambientes com alta movimentação de pessoas.
  • Terraços Jardim: Retomando a velha idéia Oriental dos jardins suspensos, Le Corbursier afirmava que em metrópoles com cada vez menos espaço, os telhados poderiam ser aproveitados como espaços de lazer.
  • Planta Livre de Estrutura: Planta livre de estrutura, em palavras mais simples, significa que deveriam existir poucas paredes internas, com menos paredes os espaços ficam mais dinâmicos, podendo ser dados vários usos ao mesmo prédio.
  • Fachada Livre de Estrutura: A fachada dos prédios deveria ser simples e funcional, elementos de decoração e “firulas” deveriam ser abolidos.
  • Janelas em Fita / Janelas Horizontais: As janelas deveriam sempre acompanhar toda a parede da fachada do edifício, aproveitando melhor a luz natural dentro dos ambientes.

Características da Arquitetura de Le Combursier

Nenhum comentário:

Postar um comentário